Voltamos \o/
Primeiramente
desculpas por não postar nos últimos dias, eu e o Alexandre estamos ocupados
com alguns projetos e acabamos nos afastando do blog, mas vamos ao que
interesse, hoje a aula será sobre “A queda livre dos corpos”.
Sempre que ouvimos falar sobre queda
livre de um corpo lembramos de Galileu Galilei e o famoso experimento na Torre
de Pisa, antes de falarmos sobre o experimento vamos falar um pouco sobre
Galileu.
Galileu Galilei nasceu em Pisa em 1564.
Recebeu a educação Aristotélica convencional, tendo sido enviado pelo pai à
Universidade de Pisa para estudar medicina. Entretanto, interessou-se mais pela
matemática e conseguiu mudar para esse campo. Com 21 anos, teve de deixar a
Universidade por falta de recursos e foi para Florença. Em Florença, conseguiu
rapidamente estabelecer uma tal reputação cientifica que, aos 26 anos, foi
nomeado Professor de Matemática de Universidade de Pisa. Passou dois anos em
Pisa, onde fez muitos inimigos devido ao seu espírito independente. Depois mudou-se
para a Universidade de Pádua, onde chegando a ter 2.000 alunos em sua “aula
magna”. – trecho
retirado do livro “curso de física básica volume 1 – mecânica”, autor
Nussenzveig, Moyses; 4ª edição, editora Edgar Blücher
Algo triste para vocês caros leitores é
que famosa história de que Galileu teria deixado uma bala de fuzil e uma de
canhão cair do alto da Torre de Pisa parece ser falsa.
Dica:
Para saber mais sobre os estudos de Galileu leiam os livros “Diálogo sobre os
Dois Principais Sistemas do Mundo” e “Discursos e Demonstrações Matemáticas
sobre Duas Novas Ciências”
Já vimos no MUV as equações com
aceleração constante, que normalmente é informada pelo exercício ou a
encontramos, na queda livre dos corpos trabalhos com a aceleração (g) da gravidade
que vale aproximadamente 9,8 m/s². A não ser que o exercício peça para
arredondar use g=10 m/s², caso contrário utilize 9,8 m/s². Lembrando que esse
valor não depende das características do objeto.
Como vamos considerar o movimento?
Vamos considerar um objeto sendo lançando a uma altura y, ou h, o termo a ser
adotado fica a seu critério, aqui vamos trabalhar com z ou y, o corpo também
pode ser abandonado a partir de uma atura y. Prestem atenção no exercício para
não errarem o sinal do deslocamento.
Ao contrário do que fazíamos antes,
para o estudo da queda livre dos corpos vamos adotar o eixo y como referência,
a partir de um ponto inicial (0) vamos definir positivo para cima(y>0) e
negativo para baixo(y<0).
Substituindo nas equações a por g,
obtemos:
A queda livre dos
corpos é mais interessante em uma vídeo aula ou aula presencial por isso se
gostaram e querem mais ajudem a divulgar o blog, essa e outras aulas, só assim
podemos construir um blog melhor para vocês\o/
Assim terminamos a análise do movimento
unidimensional, a próxima aula será uma introdução ao movimento bidimensionais
com o tema: vetores \o/
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