Grandezas



         Desde os primórdios o homem tem a necessidade de quantificar seus objetos, a natureza. Por exemplo: pastores utilizavam pedras para contar suas ovelhas, para cada ovelha ele colocava uma pedra em um pequeno recipiente, no fim do dia ele retirava uma pedra do recipiente para cada animal.

Hamilton, um dos primeiros estudiosos do cálculo vetorial

         Com o aperfeiçoamento do conhecimento surgiu à necessidade de uma quantificação, caracterização melhor da natureza, William Rowan Hamilton em 1843 procurava formas de estender os números complexos, ele descobriu então os quartenions, surgiu assim um dos primeiros estudos da álgebra e cálculo vetorial.
         Mas qual a importância de descrever, quantificar a natureza?

         Imagine que você precisa informar para uma pessoa como chegar a um determinado local, provavelmente você irá apontar um ponto de referência e/ou utilizar termos como “siga 200 metros e vire à esquerda”, de forma automática você esta quantificando a distância e dando mais informações como o sentido.


Para informar um local são necessárias outras informações como o sentido


          Outras informações como temperatura, massa, são facilmente descritas com um número e a unidade.

         Os dois exemplos acima são respectivamente exemplos de grandeza vetorial e escalar. Grandezas vetoriais (o estudo vetorial será abordado em breve) são grandezas que para serem caracterizadas por completo precisam de direção, módulo e sentido. Grandezas escalares são facilmente caracterizadas apenas por um número e sua unidade.

         No blog trabalhamos com velocidade escalar média, ou seja, uma velocidade que se caracteriza por um número e a unidade (m/s), mais adiante em mecânica abordaremos tópicos onde direção, módulo e sentido são necessários, como força.
         Existem ainda outros tipos de grandezas como as grandezas proporcionais, mas esse não é o objetivo do texto.

         Perceberam a importância das grandezas? Com elas podemos aumentar a precisão das nossas informações, ficaríamos sem direção, sentido!

         Bem pessoal por hoje é só, o texto não esta completo, pois, o estudo vetorial ainda será abordado.


Grandezas
Obrigado pela atenção, comentem, compartilhem, critiquem, assim podemos construir um blog melhor \o/Grandezas

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top