Ondas Periódicas


Olá pessoal \o/
        
         Até aqui abordamos pulsos que se propagam por um curto intervalo de tempo, a partir de agora vamos abordar pulsos sucessivos, ou seja, pulsos cujos formatos se repetem em intervalos de tempo, esses pulsos são conhecidos como ondas periódicas.


         Um formato de onda periódica bastante conhecida e importante é a onda com formato co-senoidal, uma fonte desse tipo de onda pode ser o movimento harmônico simples (MHS) ou se tocarmos a superfície da água em repouso com um bastão de forma consecutiva.

na imagem uma onda com formato co-senoidal 


      Vamos então analisar as ondas periódicas, para nosso exemplo vamos considerar uma corda presa a um corpo que esta suspenso por uma mola e realizando um movimento harmônico simples.


representação do nosso exemplo

          Conforme o corpo oscila a corda começa a descrever um formato de onda co-senoidal, que apresenta vales e cristas. A onda possui amplitude a, período (T) e frequência (f) igual ao corpo em movimento harmônico simples.

         A menor distância entre dois vales ou cristas adjacentes é sempre a mesma ao longo da corda, conhecido como comprimento de onda (λ).
        
Comprimento de onda é a menor distância entre dois pontos em concordância de fase, na direção de propagação – adaptado do livro Física para ensino médio, Fuke, 1ª edição, editora Saraiva.
        
        Para descobrir outras informações da onda como velocidade vamos considerar que, para percorrer dois pontos em concordância de fase (λ) é necessário um tempo t, nesse caso t é o período (T). Conhecidos o espaço (λ) e o período (T), vamos definir a velocidade de forma semelhante ao que fizemos em mecânica:





         Assim como a velocidade em mecânica, as ondas também apresentam sua função, mas este é o tema da próxima aula, estudem esses conceitos básicos, eles serão essenciais.

"Quando duas ondas se cruzam eles dizem λ, pois esse é o comprimento da onda" 

         Obrigado pela atenção, dúvidas, sugestões é só comentar, assim podemos construir um blog melhor \o/


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top