Luz, fontes e meios ópticos



          Uma pequena abertura em uma parede, em um dia de Sol é possível observar raios de luz entrando no ambiente, formando um feixe de luz.

         Raios de luz são as linhas que representam a orientação, direção e sentido da propagação da luz.

         Feixe de luz é um conjunto de raios luminosos de uma mesma fonte.
         Os feixes podem ser divergentes, convergentes ou paralelos.

         Feixes divergentes são raios luminosos que se afastam um do outro ao longo de sua trajetória formando um feixe cônico divergente, como o farol do carro.


         Feixes convergentes são raios luminosos que se aproximam ao longo de sua trajetória formando um feixe cônico convergente, como a luz passando por uma lupa.

         Feixes paralelos são raios luminosos que mantêm a mesma distância ao longo de sua trajetória, um exemplo são os holofotes.

         Toda luz provém de alguma fonte, essas fontes são conhecidas como fontes luminosas ou fontes primárias, os corpos que refletem essa luz são chamados de corpos iluminados ou fontes secundárias.
         Quanto às fontes luminosas, elas podem ser classificadas quanto a sua dimensão, em:

         Pontuais ou puntiformes: são fontes cujo tamanho é desprezível com relação ao ambiente, como um ponto de um laser observado de longe.

         Extensas: são fontes cujo tamanho não pode ser desprezado em relação ao ambiente, o Sol observado da Terra é uma fonte extensa.

         A luz se propaga por diversos meios, até no vácuo, por se comportar também como onda eletromagnética (dualidade onda-partícula será abordado em física quântica), os meios pelo qual a luz se propaga também são classificados como meios ópticos, eles podem ser:

         Transparente: meio por onde a luz se propaga de forma regular, ou seja, conseguimos ver o objeto com nitidez, o ar, vidro comum, papel celofane são exemplos de meios transparentes.

         Translúcido: meio por onde a luz se propaga de forma irregular, ou seja, vemos o objeto, mas não de forma nítida.

         Opaco: meio que não permite a propagação da luz, consequentemente não conseguimos ver o objeto por trás do meio, porta, tijolo, placa de metal são exemplos de meios opacos.

         Bem pessoal por hoje é só, foquem nessa introdução no próximo post serão abordados os fenômenos ópticos, propagação retilínea dos raios luminosos e suas consequências \o/

         Não se esqueçam de compartilhar os posts e curtirem nossas redes sociais \o/ 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top