Eletrização Parte 1

      
Âmbar


      Âmbar, resina fóssil muito utilizada para a manufatura de objetos ornamentais, é falando sobre essa resina, que às vezes é utilizada em colares e brincos que iniciamos nossa primeira aula de elétrica.

         Gregos observaram que a fricção entre o âmbar e a pele dos animais, dava ao âmbar a propriedade palhas, pequenas folhas, objetos pequenos. Este fenômeno pode ser comparado quando você esfrega uma bexiga cheia no seu cabelo e ela se mantem na parede por um determinado tempo são estes exemplos de eletrização, mas como ela acontece?

         Para responder essa questão devemos falar sobre o moderno atômico apresentado por Rutherford e aperfeiçoado por Bohr, onde é proposto que átomo é formado de prótons, nêutrons e elétrons. No modelo de Borh o núcleo do átomo é formado por prótons e nêutrons que são orbitados por elétrons, a região dos elétrons é denominada eletrosfera.

modelo atômico de Bohr


         Elétrons e prótons têm comportamentos opostos e os nêutrons não possuem carga elétrica. Robert Milikan descobriu experimentalmente os valores das cargas elétricas do elétron e do próton, são elas:

Próton(p+): -1,6 x 10-19 Coulomb(C)

Elétron(e-): +1,6 x 10-19 (C)

         Como vimos à interação entre essas cargas eletrifica um corpo, um corpo pode estar neutro, ou seja, com o mesmo número de elétrons e prótons, se o corpo ganha elétrons fica com carga negativa, se perde elétrons, o número de prótons é maior então sua carga é positiva.

“Quer ficar positivo? Perca elétrons” – um otimista para um pessimista
         Para calcularmos a quantidade de carga Q de um corpo é necessário apenas saber quantos elétrons ele ganhou ou perdeu e multiplica-lo pelo valor da carga elementar e=1,6 x 10-19 (C).

Q= ± n . e

Se o número de elétrons for maior do que o de prótons, utilizamos (-) se o número de prótons for maior (+)

         Exemplo: um corpo esta eletricamente neutro, depois de um tempo recebe três elétrons, qual o valor da sua carga (Q) ?

         Como ele está com um numero maior de elétrons vamos utilizar (-) e três como o valor de elétrons em excesso, temos então:

Q=-3 . 1,6 x 10-19

Q= -4,8 x 10-19 C

        Bem pessoal por hoje é só no próximo post sobre elétrica continuo eletrização, princípios básicos da eletrostática, tudo o que vocês precisam saber antes de abordarmos força elétrica.


         Até a próxima, não se esqueçam de compartilhar e seguir nossas redes sociais \o/

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top