Queda Livre dos Corpos

Voltamos \o/

Primeiramente desculpas por não postar nos últimos dias, eu e o Alexandre estamos ocupados com alguns projetos e acabamos nos afastando do blog, mas vamos ao que interesse, hoje a aula será sobre “A queda livre dos corpos”.

         Sempre que ouvimos falar sobre queda livre de um corpo lembramos de Galileu Galilei e o famoso experimento na Torre de Pisa, antes de falarmos sobre o experimento vamos falar um pouco sobre Galileu.

         Galileu Galilei nasceu em Pisa em 1564. Recebeu a educação Aristotélica convencional, tendo sido enviado pelo pai à Universidade de Pisa para estudar medicina. Entretanto, interessou-se mais pela matemática e conseguiu mudar para esse campo. Com 21 anos, teve de deixar a Universidade por falta de recursos e foi para Florença. Em Florença, conseguiu rapidamente estabelecer uma tal reputação cientifica que, aos 26 anos, foi nomeado Professor de Matemática de Universidade de Pisa. Passou dois anos em Pisa, onde fez muitos inimigos devido ao seu espírito independente. Depois mudou-se para a Universidade de Pádua, onde chegando a ter 2.000 alunos em sua “aula magna”. – trecho retirado do livro “curso de física básica volume 1 – mecânica”, autor Nussenzveig, Moyses; 4ª edição, editora Edgar Blücher

         Algo triste para vocês caros leitores é que famosa história de que Galileu teria deixado uma bala de fuzil e uma de canhão cair do alto da Torre de Pisa parece ser falsa.

         Dica: Para saber mais sobre os estudos de Galileu leiam os livros “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo” e “Discursos e Demonstrações Matemáticas sobre Duas Novas Ciências”

         Já vimos no MUV as equações com aceleração constante, que normalmente é informada pelo exercício ou a encontramos, na queda livre dos corpos trabalhos com a aceleração (g) da gravidade que vale aproximadamente 9,8 m/s². A não ser que o exercício peça para arredondar use g=10 m/s², caso contrário utilize 9,8 m/s². Lembrando que esse valor não depende das características do objeto.

         Como vamos considerar o movimento? Vamos considerar um objeto sendo lançando a uma altura y, ou h, o termo a ser adotado fica a seu critério, aqui vamos trabalhar com z ou y, o corpo também pode ser abandonado a partir de uma atura y. Prestem atenção no exercício para não errarem o sinal do deslocamento.

         Ao contrário do que fazíamos antes, para o estudo da queda livre dos corpos vamos adotar o eixo y como referência, a partir de um ponto inicial (0) vamos definir positivo para cima(y>0) e negativo para baixo(y<0).




         Substituindo nas equações a por g, obtemos:



      A queda livre dos corpos é mais interessante em uma vídeo aula ou aula presencial por isso se gostaram e querem mais ajudem a divulgar o blog, essa e outras aulas, só assim podemos construir um blog melhor para vocês\o/

         Assim terminamos a análise do movimento unidimensional, a próxima aula será uma introdução ao movimento bidimensionais com o tema: vetores \o/

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top