Propagação do Calor





Olá pessoal \o/


A última aula foi uma breve abordagem sobre calorimetria, definimos o que é calor e dissertei sobre a experiência de Joule, a aula de hoje irá abordar as formas de propagação do calor.

         Essa aula irá abordar apenas o conceito teórico, a quantificação dessa quantidade de calor será abordada em outra aula.

         A propagação do calor pode acontecer de três formas, por condução, convecção, radiação.

         Imagine você segurando uma barra de ferro sobre uma chama, depois de um período você terá que largar a barra para não queimar sua mão, uma panela sobre a chama do fogão se aquece por inteira assim como a barra.

         Estes são exemplo de condução, mas como esse processo ocorre?

         Um corpo próximo a uma fonte de calor tem seus átomos aquecidos, com o isso eles aumentam sua energia cinética colidindo com os átomos vizinhos, estes irão colidir com seus vizinhos, assim sucessivamente, no fim todo corpo esta aquecido.

         Metais são ótimos condutores de calor por isso panelas são feitas desse material, cortiça, plástico e cerâmica não são bons condutores de calor. Os metais são bons condutores de calor, pois seus elétrons externos são fracamente interligados possibilitando assim sua maior movimentação.



         Convecção ocorre com sólidos e líquidos, ele ocorre através do deslocamento da camada de um fluído, um exemplo cotidiano de convecção é o aquecimento da água em uma panela.

         A parte do líquido que está no fundo do recipiente e mais próximo à fonte de calor, torna-se menos densa e sobe devido ao empuxo, a parte superior mais densa desce para o fundo do recipiente, formando assim um fluxo de deslocamento. É por esse motivo que se recomenda a instalação de aparelhos de ar condicionado em locais altos.



         Radiação ou irradiação é o calor do Sol chegando até nós. Radiação térmica é uma onda eletromagnética e está relacionada com radiação luminosa. Um exemplo é quando acendemos uma lâmpada, o filamento de tungstênio modifica sua cor, aumentando sua temperatura. Uma barra de metal quando aquecida emite luz, irradiando energia.

         Como ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo a irradiação também se propaga no vácuo.



         Essas são as três formas de propagação do calor, obrigado pela atenção, curta, comente, indique, compartilhe, assim podemos construir um blog melhor \o/
        

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top