O Sistema Internacional de Unidades

Nesse texto será abordado um pouco sobre o Sistema Internacional de Unidades (SI), que será adotado para explicações, resoluções, quando uma resposta não for SI iremos mencionar.
         O Sistema Internacional tem como objetivo a padronização de medidas para que a compreensão de dados entre diversos países, antes da padronização, medidas como jarda, pé e polegada eram adotadas, porém o tamanho dessas medidas tinha como base o tamanho do pé, dedo de cada rei, o que dificultava muito a compreensão de dados, principalmente científicos. Os EUA ainda adotam essas medidas, hoje elas são padronizadas.
         O inglês John Wilkins, no século XVII, tentou estabelecer unidades padrões de comprimento, volume e massa. Durante a Revolução Francesa em 1793, seus trabalhos serviram como base para definir o metro para medir distâncias, o litro para volume e para massa o grama. Somente em 1795, o Sistema Métrico Decimal entrou em vigor.
         Entre o século XIX e a primeira metade do XX, alguns países tentaram estabelecer sistemas de unidade de medida, peso, voltagem ou amperagem, entre outras como temperatura. Em 1875 a mais importante convenção sobre esse tema foi realizada, a Convenção do Metro, que acarretou na criação do Escritório Internacional dos Pesos e Medidas e a Conferência Geral dos Pesos e Medidas.
         Essa conferência é realizada a cada quatro anos em Paris, para analisar o Sistema Internacional de Unidades. O SI possui sete unidades básica e a partir delas surgem unidades como o metro por segundo (m/s), segue abaixo as unidades:
         metro (m): unidade de comprimento;
quilograma (kg): unidade de massa;
segundo (s): unidade de tempo;
ampère (A): unidade da corrente elétrica;
kelvin (K): unidade de temperatura;
mol (mol): unidade de massa molecular;
candela (cd): unidade de intensidade luminosa.
         Apenas Mianmar e as ex-colônias inglesas da Jamaica, da Gâmbia, Maláui e a Libéria não aderiram oficialmente o Sistema Internacional de Unidades.
         Segue abaixo algumas unidades derivadas do SI e que usaremos para nossos estudos.


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top