Velocidade Escalar Média


          Na cinemática iremos descrever os movimentos dos corpos, suas causas serão abordadas mais adiante.
         Você observa dois postes na rua da sua casa e sabe que entre eles a distância é de cem metros, um carro passa no primeiro poste então você começa contar o tempo, com velocidade constante, ou seja, sem alterações, o carro cruza o segundo poste, o tempo total é de 8 segundos. Se você dividir 100 metros por 8 segundos, irá descobrir que o carro percorreu 12,5 metros a cada segundo.
         Essa sua “descoberta” é a velocidade média do veículo, ou seja, sua variação de posição em relação à passagem do tempo, mas, o que é velocidade?
         Velocidade é a grandeza física associada ao movimento e mede a variação de posição de um corpo conforme a passagem do tempo.
         Concluímos então que a velocidade média do carro é de 12,5 m/s.
         Quando calculamos a velocidade média, calculamos apenas a razão entre o espaço (∆s) e o tempo em que esse espaço foi percorrido (∆t), pois em uma rodovia, por exemplo, o motorista não possui velocidade constante, onde o motorista em uma ultrapassagem vai aumentar a velocidade e em uma curva diminuir.
         Então matematicamente a velocidade média é descrita como (espaço final – espaço inicial) divido (tempo final – tempo inicial), ou seja, a variação do espaço sobre o tempo, para representar variação utilizamos o delta (∆).

         O SI utiliza m/s como unidade padrão para velocidade, porém, em muitos carros o velocímetro mostra a velocidade em quilômetros por hora (km/h), vamos então converter essas unidades. Sabemos que:
         1 km = 1000 m
         1 h = 60 min ; 1 min = 60 s
         Logo 60 min x 60 s = 3600 segundos
        
Concluímos então que:



Conclui-se então que para passar de km/h para m/s divide-se por 3,6; logo para passar m/s para km/h multiplica-se por 3,6.

IMPORTANTE
         E se no exercício eu ter duas velocidades médias, uma para cada percurso, a média das velocidades será a velocidade media de todo percurso?
         A resposta é NÃO, lembre-se que velocidade média é a relação entre o espaço total percorrido e em quanto tempo esse espaço foi percorrido.
         Vamos analisar, um objeto está percorrendo um percurso de 1000 metros, nos primeiros 400 metros a velocidade média do objeto nesse trecho é de 54 km/h, nos 600 metros restantes sua velocidade média é de 108 km/h, qual a velocidade média em que o objeto completou o percurso?
         Antes de solucionarmos o problema vamos passar km/h para unidade do SI, ou seja, m/s.


Vamos agora descobrir o tempo para percorrer o trecho de 400 metros:


Multiplicando em “cruz” temos que 15∆t = 400, isolando ∆t:

 

         Trecho de 600 metros:

         Somando os tempos (27 + 20) temos um tempo total de 51 segundos, vamos agora calcular a velocidade de todo o percurso, ou seja, 1000 metros:


         Fazendo a média das velocidades teríamos:


         Mostrando então que a velocidade média de dois trechos não é a média das velocidades.

≈ aproximadamente

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top