Calorimetria - Introdução


         Você esta lendo mais uma aula no meu, no seu, no nosso físico turista!
        
        Nas próximas semanas abordarei o estudo do calor e no final retornarei para temperatura com o estudo dos gases.

       Você sabe que para esquentar uma determinada quantidade de água basta utilizar um fogão ou um micro-ondas, que a garrafa térmica conserva por um determinado tempo a temperatura de um líquido (ela não retira nem fornece calor). O que são essas manifestações? É possível calcular essa troca de calor? Quais são essas consequências?
        
         São tantas perguntas, mas antes de tudo vamos definir o que é calor.

Calor é a energia térmica em trânsito devido à diferença de temperatura existente, partindo de forma espontânea do corpo ou sistema de maior para o corpo ou sistema de menor temperatura

        Um exemplo disso é um sorvete exposto fora do freezer, o sorvete irá derreter, pois o ambiente (que esta com maior temperatura) fornece calor para o sorvete.

Na imagem Pescott Joule Fonte: Wikipedia


         O joule (J) é a unidade do SI para calor, outra unidade bastante utilizada é a caloria (cal). Uma caloria é a quantidade de calor trocada por um grama de água no estado líquido quando sofre variação de 1ºC em sua temperatura.

1 cal ≡ 4,186 J

         A relação acima resulta do experimento realizado por Prescott Joule onde ele demonstra como trabalho mecânico pode ser convertido em calor.

Na imagem representação da máquina de Joule


         A experiência consiste em uma câmara contendo água, com duas pás presas a um eixo, este eixo está acoplado a um peso que, quando em movimento, desce com velocidade, fazendo o eixo movimentar-se.

        Conforme o peso desce, perdendo energia potencial faz com que as pás girem no interior da câmara, agitando a água e promovendo seu aquecimento. Com isso Joule concluiu que a diminuição de energia potencial é proporcional à variação de temperatura da água. Joule demonstrou em sua experiência que o calor necessário para elevar 1 ºF a temperatura de 1 libra de água (453,59 g) é equivalente ao trabalho realizado na queda de um objeto de 772 libras, a partir de uma altura de 1 pé (30,48 cm). Lembrando que essas transformações ocorreram apenas dentro da câmara.

         A caloria que comentam nos alimentos é a mesma que estudamos aqui?

        A resposta é sim, essa energia dos alimentos está relacionada com as ligações químicas das moléculas que compõe os nutrientes. Após ingerirmos os alimentos, eles são digeridos e transformados em vários compostos, entre ele a glicose, a energia não utilizada fica armazenada nas células na forma de trifosfato de adenosina (pergunte sobre o papel do ATP).

        Trabalhei o conceito de calor, no início do texto disse que ele se propaga do sistema com maior para o sistema com menor temperatura, quais essas formas de propagação?

         Este é o tema da nossa próxima aula!

         Obrigado pela atenção.


Espero que tenham gostado do texto (desculpa porque hoje ele foi bem curto), compartilhe, comente, curta, sua participação é essencial para o trabalho \o/

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top