O Referencial

imagem: deducoeslogicas.com


         Você já deve ter observado o céu e notado que ao longo do dia o Sol muda de posição, porém, você aprendeu na escola que essa mudança ocorre porque a Terra gira ao redor do Sol. É exatamente isso que acontece, mas se você utilizar a Terra como referencial, ou seja, observar o Sol da Terra, ele gira ao redor dela.

         Deixar alguém em uma rodoviária e ver essa pessoa ir embora, tirando o sentimentalismo, vamos observar que a pessoa que esta dentro do ônibus se movimenta junto com todo o ônibus, porém a pessoa dentro do ônibus observa uma lâmpada sobre sua cabeça e a lâmpada esta parada mesmo com o ônibus em movimento.

         Sair na rua em um dia quente e dizer “esta quente hoje”, mas em comparação a temperatura do Sol, o dia esta quente?

         Poderia abordar vários outros exemplos aqui, o objetivo desse texto é mostrar algo muito importante para se estudar física, O REFERENCIAL, toda e qualquer observação deve ser feita com base em algum referencial.

         O Sol pode ser grande comparado aos objetos que temos aqui na Terra, mas ele é um anão próximo de outras estrelas como Betelgeuse (que sua massa é mais de sete vezes maior que a do Sol!). Então sempre que falamos de alguma característica (quente, frio, rápido, grande, etc) devemos adotar um referencial.

         Em mecânica dizemos que um corpo esta em movimento em comparação a um observador parado, se a posição do corpo varia no decorrer do tempo com base no referencial (o observador), se a posição do corpo não varia conforme o tempo, diz-se que o corpo esta em repouso.

         Este é um pequeno exemplo da importância do referencial na física. Em física moderna abordaremos de forma mais profunda o referencial, mas por enquanto não se esqueçam desse \o/

         Até a próxima pessoal, que a força esteja com vocês, curtam, comentem, assim podemos construir um blog melhor \o/

         “Fui ao médico esses dias, ele disse que eu precisava me manter em repouso, mas não disse o referencial”.


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top